quinta-feira, abril 30, 2009

Arte Cibernética no Museu Inimá de Paula

Está rolando a exposição Arte Cibernética no Museu Inimá de Paula - de 16 de abril a 13 de junho. Com um acervo do Itaú Cultural a exposição traz instalações incríveis que explora arte e tecnologia com muita interação.

Não teve uma instalação que não deixou minhas pupilas dilatadas, densas, desordenadas e admiradas. Mas houve uma que me fascinou muito: Text Rain de Camille Utterback e Romy Achituv - a imagem do seu corpo é capturada e projetada em um telão onde a projeção é combinada com uma chuva de letras coloridas que respondem ao movimento do corpo de maneira que podemos "segurar" e “parar” no contorno de nossa silhueta ou de qualquer outro objeto que tenhamos em mãos. As letras formam versos de um poema sobre o corpo e a linguagem.


Soube pelo simpático curador geral do museu, Júlio Martins, que Camille é professora do curso de mestrado Interactive Telecommunications na NYU, um dos principais cursos de arte multimídia dos EUA. E uma das pioneiras no campo das instalações interativas, já realizou exposições no Museu de Arte Contemporânea de Nova York; no The American Museum of the Moving Image; no NTT Inter-Communication Center, em Tóquio; e na Ars Electronica, Áustria, entre outros. Romy Achituv é um artista israelense que vive e trabalha no Brooklyn, Nova York. Iniciou sua carreira artística como escultor, mas em seguida passou a explorar as novas possibilidades artísticas oferecidas pelas novas mídias.

Ta aí a minha dica pra quem estiver aqui em Belo Horizonte neste período!

Nenhum comentário: