domingo, janeiro 25, 2009

'a poesia se realiza na escrita, mas poesia absoluta só se encontra na vida.'



Mahmoud Darwish





Mahmud Darwich ou Mahmoud Darwish (Al-Birweh, 1942 - Houston, 9 de agosto de 2008) foi um poeta e escritor árabe-israelense. Apesar de ter sido expulso de sua cidade natal em 1948, por forças israelenses, regressou no ano seguinte. entre 1961 e 1967, foi preso diversas vezes, até 1970 quando então passou a viver como refugiado até maio de 1996 quando seu retorno foi autorizado para comparecer a um funeral. Integrante da OLP se afastou da mesma em 1993 por discordar da posição da mesma diante dos Acordos de Oslo. Em suas obras a Palestina se tornou uma metáfora de "Paraíso perdido", nascimento e resurreição, além da angústia da tomada de posse e exílio. Fonte: Wikipédia


Confissão de um terrorista!
Mahmoud Darwich

Ocuparam minha pátria
Expulsaram meu povo
Anularam minha identidade
E me chamaram de terrorista

Confiscaram minha propriedade
Arrancaram meu pomar
Demoliram minha casa
E me chamaram de terrorista

Legislaram leis fascistas
Praticaram odiada apartheid
Destruíram, dividiram, humilharam
E me chamaram de terrorista

Assassinaram minhas alegrias,
Sequestraram minhas esperanças,
Algemaram meus sonhos,
Quando recusei todas as barbáries

Eles... mataram um terrorista!

Um comentário:

Sofia Fada disse...

nossa, adorei isso: 'a poesia se realiza na escrita, mas poesia absoluta só se encontra na vida.'

bj

Sofia